Toda equipe é formada por indivíduos, que ao identificarem um objetivo comum se comprometem pela busca deste resultado. Para isso, é preciso desenvolver uma consciência coletiva, que começa pela integração das pessoas que fazem parte da equipe.

A base do trabalho de Team Building é construir uma relação de confiança entre os integrantes da equipe, que permita que haja um diálogo aberto e transparente, que levará ao comprometimento com os resultados coletivos.

Objetivos

  • Propiciar aos participantes condições para perceber e avaliar a interdependência das áreas, exercitando a transparência e o foco no resultado.
  • Mobilizar os integrantes da equipe para a resolução de dificuldades interpessoais que afetam a produtividade e o clima de trabalho.
  • Oferecer recursos para resgatar a comunicação e a gestão participativa que realizam, reforçando a importância do comportamento cooperativo e da integração.
  • Estabelecer compromissos individuais e da equipe com foco na melhoria da comunicação e processos.

Como é feito

  • Encontro de 1 ou 2 dias com todos os integrantes da equipe;
  • Utilização de dinâmicas e atividades vivenciais conforme objetivo do encontro;
  • Conteúdo expositivo intercalado com atividades desenvolvidas pelos participantes;
  • Preparação do líder da equipe antes do encontro para alinhamento de expectativas;

As dinâmicas são atividades vivenciais que podem ser utilizadas com o objetivo de gerar aprendizagem para os participantes de forma ativa e lúdica. Para a aplicação das atividades experienciais é utilizado como metodologia o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) desenvolvido por David Kolb que contempla as cinco fases de uma atividade vivencial:

1. Vivência: uma experiência com a condução de um facilitador.

2. Relato: os participantes compartilham, de maneira descritiva, os acontecimentos da atividade.

3. Processamento: o facilitador conduzirá com os participantes um diálogo embasado nas experiências que a atividade proporcionou.

4. Generalização: transferência do aprendizado para as situações do dia-a-dia.

5. Aplicação: compromisso com as melhorias, destacando os comportamentos que devem ser mantidos e os que serão mudados.

Team Building
Atividades Outdoor

As equipes deverão encontrar pontos no local do treinamento e executar diferentes provas. O objetivo da atividade é promover a percepção e conscientização da equipe em relação à maneira como planejam e como se comportam enquanto equipe.

Construção de Torres

As equipes terão como objetivo construir torres mais altas e estáveis possíveis. Por meio de reuniões e comunicação via rádio, as equipes deverão definir a estratégia, dividir tarefas, compartilhar informações para que consigam alcançar o seu resultado.

Construção de Balsa

As equipes devem construir balsas navegáveis para remarem ao longo de um trajeto pré-estabelecido, com o auxílio de um especialista. Atividade desafiadora, onde é possível observar as reações dos participantes frente a um ambiente de pressão, e a sinergia da equipe.

Teatro Cooperativo

Os participantes experimentam a prática cênica, composta por exercícios e técnicas básicas de interpretação, improvisação e preparação corporal. Eles são desafiados a elaborarem um espetáculo infantil, que será apresentado para um grupo de crianças.

Bike Social

Os participantes recebem como desafio a montagem de diversas bicicletas, que serão entregues para crianças de uma instituição escolhida pela empresa. Essa atividade permite o desenvolvimento de competências como planejamento, trabalho em equipe, foco no resultado e propósito.