O que é Programação Neurolinguística?
Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem recebendo destaque em diversos contextos que envolvam desenvolvimento humano e comportamental. Encontramos profissionais de diferentes áreas como marketing, vendas, terapia, consultoria e coaching utilizando-se desta metodologia nos trabalhos que realizam. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem a amplitude e ao mesmo tempo a profundidade da PNL e como ela pode auxiliar no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
A PNL surgiu no início de 1970, por um processo chamado de “modelagem” da excelência humana, buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que pessoas de sucesso utilizavam que tornavam o trabalho deles tão efetivo. Essas estudos iniciaram, analisando a atuação de famosos terapeutas, e depois foi ampliado para outros contextos (negócios, artes, criação). Observou-se alguns padrões externos, como comportamentos e linguagens específicas que essas pessoas utilizavam, que as ajudavam a realizar suas atividades com excelência e influenciavam seus resultados. Eles também observaram que existiam padrões internos, como crenças e pressupostos, que eram poderosos recursos para o alcance do sucesso. Ou seja, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.
Esse aspecto é que influenciou o surgimento do nome “programação”, pois a PNL sugere que a partir das nossas histórias, experiências, valores, somos programados a ter determinadas crenças e modelos mentais que impactam diretamente o nosso comportamento. Isso faz com que pessoas vejam as situações de formas distintas e, consequentemente, também reajam de outras maneiras, o que pode interferir diretamente nos resultados que alcançam. Todos os padrões internos e externos que os pesquisadores identificaram nos pessoas que alcançam os resultados que desejam em suas vidas foram transformados em modelos, ferramentas e técnicas que hoje são ensinados nos cursos de PNL. Para que possamos conquistar melhores resultados é fundamental conhecermos mais do nosso próprio funcionamento, podendo desta forma ampliar as nossas possibilidades de escolha de atitudes e comportamentos que vão ao encontro da vida que queremos ter.
A definição conceitual da PNL é: o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Também podemos definir a PNL como uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida, criando modelos a partir de atitudes de sucesso. A PNL vai além das técnicas. Ela é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso contexto diário. Está completamente relacionada com resultados no âmbito pessoal quanto profissional.
A Programação Neurolinguística (PNL) nos ensina a pensar sobre soluções e resultados. É um modelo único e atualizado de desenvolvimento comportamental. As mudanças comportamentais ocorrem de forma efetiva, pois a PNL foca na somatória do desenvolvimento de capacidades (COMO FAZER) juntamente com a motivação para aplicar (POR QUE FAZER). A pessoa que participa de um treinamento passa a assumir a responsabilidade do seu desenvolvimento, gerando mudanças positivas em todos os ambientes que frequenta.
A PNL funciona na construção de soluções, com foco no atingimento de metas e objetivos, e nas relações humanas. Além disso, gera constantemente uma reflexão sobre a identidade que queremos construir como líder, profissional ou mesmo no ambiente familiar, oferecendo instrumentos para alcançar os resultados que almejamos em todas as áreas de nossa vida. Uma vez que a pessoa aprende e internaliza essa estruturação, ela mesma buscará diariamente gerar as mudanças de comportamento necessárias para que se torne uma pessoa de sucesso.