Competências para o trabalho remoto
O ano de 2020 com certeza se tornou um marco na história das organizações. Os desafios, aprendizados e adaptações pelas quais as empresas passaram serão inesquecíveis. Diante desse cenário, um dos pontos mais relevantes para muitos negócios foi a implementação do trabalho remoto. O que no passado às vezes parecia ser impossível ocorrer em algumas áreas e setores, se tornou a nova realidade, o novo formato de trabalho.
Com o trabalho remoto surgem novos desafios para os profissionais (leia também o artigo “Liderança de equipes remotas”). Muitas pessoas nunca foram treinadas para atuarem remotamente, e algumas pesquisas já demonstram o impacto dessa nova realidade na produtividade e na saúde dos profissionais. Algumas empresas têm investido em treinamentos de gestão à distância para as suas lideranças, mas também será preciso investir na preparação dos colaboradores para que consigam ter um desempenho efetivo nessa nova realidade. Os profissionais também devem olhar para a importância de desenvolverem competências relacionadas ao trabalhar à distância, pois isso será um importante requisito para novas contratações e para a progressão na carreira.
As principais dificuldades que as pessoas relatam terem com o trabalho remoto estão relacionadas com o gerenciamento do seu tempo, a comunicação e construção de relacionamentos no formato virtual, além de questões pessoais como por exemplo, o equilíbrio emocional diante das adversidades e o cuidado com o seu próprio desenvolvimento e carreira. Esses desafios podem ser minimizados a partir do desenvolvimento de algumas competências e a busca por ferramentas que podem auxiliar esse processo. Nesse artigo, destacaremos quatro delas, que são:
PROTAGONISMO
No trabalho remoto, muitas vezes nos deparamos com questões que estarão em nossas mãos para serem resolvidas. Não temos pessoas sentadas ao nosso lado que possam apontar os erros e as soluções, então cada profissional precisa assumir o protagonismo para mostrar pontos que percebe que precisam ser melhorados e aprender a encontrar caminhos de atuação. Um exemplo é o próprio desenvolvimento individual e a progressão na carreira. A liderança não está mais presente em todos os eventos e situações. Como profissionais temos que assumir o protagonismo do nosso desenvolvendo, buscando o apoio do líder ou de mentores que possam facilitar esse processo.
GESTÃO DO TEMPO
Trabalhar à distância muitas vezes faz com que a vida pessoal e a vida profissional ocorram dentro de um mesmo ambiente, o que acaba misturando espaços físicos, tarefas e atividades. Nesse ponto, é preciso desenvolver grande habilidade de planejamento e organização para que se consiga ser produtivo nas entregas, e ao mesmo tempo, encontrar o momento de descanso e lazer. Outro ponto é a flexibilidade de horário que surge, o que pode dificultar ou facilitar a efetividade. Quando conhecemos o nosso ritmo biológico, entendendo como ocorre o nosso ciclo de energia e disposição ao longo de um dia, podemos distribuir as atividades de uma forma que seremos mais eficientes na execução.
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Como seres humanos, as nossas emoções têm uma influência direta sobre o nosso comportamento. Muitas vezes, o trabalho remoto leva a um distanciamento do contato com outras pessoas, o que diminui a possibilidade de compartilharmos como estamos nos sentindo e as dificuldades que estamos vivenciando. Essa realidade faz com que tenhamos que aprender a identificar e lidar de forma mais autônoma com as nossas emoções e humores. Reconhecer quando emoções desgastantes estão presentes e como fazemos para gerenciá-las, buscando elevar as nossas emoções regeneradoras. Além disso, o trabalho remoto algumas vezes, pode elevar o nível de ansiedade, estresse e insegurança. Esses são processos internos que precisamos aprender a gerenciar para que possamos ser mais resilientes diante das adversidades que se apresentam.
COMUNICAÇÃO
A comunicação no ambiente virtual, com certeza tem sido um grande desafio para todos. Existem diversas ferramentas e tecnologias que buscam facilitar e otimizar a comunicação no formato remoto, no entanto, o aspecto humano precisa ser considerado também. Aprendermos a desenvolver uma escuta ativa e empática, levando em consideração as nossas necessidades individuais e as do interlocutor é uma importante habilidade para ser desenvolvida. No formato presencial, muitas vezes temos sinais não verbais que nos mostram se a outra pessoa entendeu a mensagem, se está engajada com a execução, e até mesmo se está num dia bom ou ruim. No formato virtual muitas dessas informações não estarão presentes de forma explícita, então é fundamental aprendermos a criar uma relação de abertura e confiança para que possamos nos conectar verdadeiramente com o outro.
Com certeza o formato de trabalho à distância será a nova realidade para muitas empresas. Desenvolver competências que facilitam o trabalho remoto é fundamental para que se tenham entregas efetivas, garantindo a saúde e bem estar do profissional. O caminho é buscar ferramentas que possam ajudar as pessoas a lidarem com esses novos desafios e com isso manter o engajamento e a motivação do colaborador.